Novo speculative loading: WordPress 6.8 mais rápido, inteligente e seguro
29/07/2025
O Que é Speculative Loading?
O speculative loading (ou carregamento especulativo) é uma técnica de performance que antecipa a navegação do usuário, pré-carregando recursos da próxima página antes mesmo que ele clique. Com base no comportamento do visitante, o WordPress identifica os links mais prováveis de serem acessados e realiza o pré-carregamento via JavaScript utilizando SpeculationRules.
Essa abordagem se traduz em uma sensação de navegação quase instantânea, especialmente em sites com muitas páginas internas — como blogs, portais de conteúdo e e-commerces.
Como Ativar o Speculative Loading
A ativação do recurso é automática para sites que utilizam o tema padrão e seguem boas práticas de estruturação de links internos. Desenvolvedores e usuários avançados também podem configurar as regras manualmente utilizando speculationrules.json para definir padrões personalizados de carregamento.
Alguns plugins de otimização já trazem a opção para fazer uso dos recursos
Benchmark: Antes e Depois do Speculative Loading
Para entender o impacto prático dessa melhoria, simulamos um teste de performance em um site WordPress com conteúdo moderado, utilizando o tema padrão Twenty Twenty-Four e plugins populares.
Métrica
Antes do Speculative Loading
Depois do Speculative Loading
Variação (%)
Tempo médio para carregar página seguinte (navegação interna)
850 ms
390 ms
-54%
Pontuação no Lighthouse – Performance
84
92
+9.5%
First Contentful Paint (FCP)
1.2 s
0.9 s
-25%
Largest Contentful Paint (LCP)
1.8 s
1.2 s
-33%
Tempo médio de interação total
1.5 s
1.0 s
-33%
Nota: Os testes foram realizados em ambiente controlado (localhost com emulação de rede 3G rápida) usando o plugin Query Monitor para rastreamento e o Google Lighthouse para métricas de performance.
Testes da Plustag
Nos testes feitos nos sites que a Plustag desenvolve e administra, é assutadora a percepção do incremento de velocidade dos sites após ativar o Speculative Loading, os sites realmente tem outro comportamento, com métricas jamais atingidas em tempos passados sem investimento expressivo em servidores potentes e dedicados.
Agora, como poucos cliques, atingimos a performance dos sonhos – diz Eduardo Carrega CEO da Plustag.
performance no site da Dr Marília Golfieri Angella superou todas as marcas anteioresPortal Novo Tempo se beneficiou miuto com a nova performance, o site voltou a aparecer no Google Discovery – Relata Gabriel gestor do portal – “foi incrível”.
Outras Melhorias do WordPress 6.8
Além do speculative loading, a versão 6.8 inclui:
Melhorias na acessibilidade
Tornando a experiência mais fluida para usuários de leitores de tela e navegação por teclado.
Ferramentas de design aprimoradas
No editor de blocos, com mais controle sobre tipografia, espaçamentos e estilos globais.
Segurança reforçada
Com atualizações no núcleo e políticas mais rígidas de permissões para APIs REST.
bcrypt como padrão para hashing de senhas: WordPress 6.8 abandonou o obsoleto phpass (baseado em MD5) e adotou bcrypt. Essa mudança aumenta significativamente a resistência contra ataques de força bruta, introduz o fator de trabalho (“work factor”) e acontece automaticamente na próxima autenticação do usuário — sem exigir ações adicionais de administradores ou usuários .
Proteção ampliada: atualizações também incluem sanificação de HTML no REST API via HTML API melhorada, filtros para controle de acesso a menus (rest_menu_read_access) e validações mais rígidas no front-end e back-end, fortalecendo a imunidade a XSS e outras vulnerabilidades .
Desenvolvedor Web desde 1998, acompanhou todas as mudanças da internet em mais de 30 anos de carreira. Hoje é especialista Wordpress, com ênfase em SEO/EEAT e Inteligência artificial focados em resultados nos mecanismos de busca.
https://plustag.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-16646.mp3?cb=1759357879.mp3 Do SEO ao GEO (Generative Engine Optimization) O SEO tradicional — focado em palavras-chave, backlinks e ranking no Google — encontra-se em plena metamorfose.
https://plustag.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-16495.mp3?cb=1759358177.mp3 Se você administra um portal num servidor VPS com alto tráfego e já enfrentou lentidões, quedas inexplicáveis ou consumo elevado de CPU, este artigo